domingo, janeiro 08, 2012

Com a palavra (IV)... Odair José

Acabo de ver o programa Ensaio da TV Cultura. Desta feita, a participação ilustre é do Odair José. Esse rapaz fugia do lugar-comum dos cantores românticos e versatilizava sua proposta. Claro que a fama veio com aquelas clássicas roedeiras (que eu particularmente adoro). Possuem uma beleza artística e atingem em cheio naquilo que se propõem: bulir com nosso brio, hehe.

Mas o Odair carrega uma história superinteressante. Quem leu o ótimo "Eu não sou cachorro não: Música Popular Cafona e Ditadura Militar" sabe do que digo. Algumas de suas canções foram  censuradas pelo regime militar. O motivo? Um suposto envolvimento político com a resistência, e o conteúdo de suas músicas que "feriam" à padronização moral implantada. Nossa ditadura não era somente política, mas também moral. Havia um grande envolvimento do alto clero brasileiro com o governo, a despeito de próprios setores da Igreja estarem envolvidos com a resistência (a destaque para os seguidores da Teologia da Libertação). "Imagina o cara casar com uma puta???" (nas palavras do próprio). Ou falar em pílula anticoncepcional??? Não se podia falar no cotidiano das pessoas. E isso o Odair faz como poucos.

Com a palavra e o gogó...



PS¹ - O vídeo tem seis partes...

PS² - Não preciso dizer que o livro "Eu não sou cachorro não: Música Popular Cafona e Ditadura Militar" é recomendadíssimo.

2 comentários:

  1. Massa! Infelizmente perdi esse programa. Hey valeu pela dica do livro, já tinha ouvido falar dele outras vezes e com essa só me reforça a ideia de ter que lê-lo. Ah, Odair é sem explicações. O cara dá um show! (literalmente)

    ResponderExcluir
  2. Cometi o lapso de não falar no disco "O Filho de José e Maria". Um disco progressivo por excelência, tratado como "ópera-rock" por alguns. Daí a versatilidade que falei. Registrado!

    PS - Will, o livro é muito foda. O leque musical que vc adquire depois de derrubar certos tabus é formidável.

    ResponderExcluir