quinta-feira, agosto 28, 2014

Eleições 2014

Minha avaliação do debate dos candidatos à presidência da República realizado ontem:

1 - O Pastor Everaldo é a caricatura viva do Aécio covarde que não diz o que realmente faria caso eleito (possibilidade, ao que parece, cada vez mais distante): deixar que os mercados terminem de cuidar de tudo aquilo que envolve vida material. Na vida imaterial, prefiro nem comentar.

2 - A continuidade de discursos de campanhas de outrora: O candidato do PV querendo resgatar a performance do saudoso Plínio de Arruda Sampaio - sem o enorme conteúdo político deste; o PSOL que desconhece, ao meu ver, o conceito de pragmatismo; o PT e suas políticas trabalhistas e sociais que cada vez mais dão sinais de demandar mudanças estruturais, fato que contradirá sua outra política, a de governabilidade; o discurso zumbi neoliberal do PSDB que agora tem sua versão "da depressão" - o Pastor  Everaldo; e a "Marina 2.0", rodeada de alguns empresários e bancos, que supostamente unirá todos os interesses de classe por um mundo melhor sem dizer como conseguirá tal proeza inédita na história da humanidade.

3 - Os jornalistas da Band são exemplo claro e notório do monopólio da carcomida - mas ainda reinante - grande mídia brasileira. A pergunta sobre o "cerceamento de liberdade" que uma regulação supostamente poderia trazer revela aquilo que caracteriza nossa velha "prensa": o problema deles não é a concorrência de empresas - seus capitais se ajeitam, mas a concorrência de ideias que combatam o discurso político, econômico e ideológico uno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário